O CORPO INVISÍVEL

 

Uma sessão de treino, apoiada em duas práticas: acrobacias com Pepa Macua e Método Suzuki para atrizes e atores e bailarinas(os) com Joana Pupo. Um trabalho que convida profissionais, investigadores, intérpretes, estudantes e curiosos, que tenham já uma conexão com o corpo, através do teatro, da dança, do circo ou de outras áreas.
Pepa e Pupo propõem um trabalho físico intenso, centrado na consciência e expansão do corpo e da criação cénica, que ativa a investigação da energia, da respiração e da presença.

>> Mais sobre estas práticas:
Acrobacias para Performers: Pepa Macua entrelaça técnicas do circo contemporâneo com o training do ator-bailarino – principalmente da Antrolopogia Teatral de Eugenio Barba-  para a dilatação e expansão do corpo-mente. Desenvolve um trabalho entre acrobacias, pinos e dança, para suspender o corpo quotidiano, que leva o ator/performer a aguçar a sensibilidade e a treinar um estado flexível e versátil, hábil em manter o estado de atenção e alerta essencial à criação.

Treino Suzuki Para Actrizes e Actores e Bailarinas(os), foi criado pelo encenador japonês Tadashi Suzuki. Parte de um vocabulário criado a partir de fontes como Teatro Noh, Kabuki, arte samurai, entre outros, para restaurar a energia animal do actor, o seu enraizamento e potência de ligação. O enraizamento, a respiração e o foco são os eixos, a partir dos quais desenvolve a leveza e a presença. Joana Pupo segue o trabalho da SCOT (Suzuki Company of Toga, Japão) e da SITI Company (companhia criada por Suzuki e Anne Bogart nos EUA), desde 2010.