O CORPO DECIDIDO

 

Laboratório de acrobacias e pinos, para o treino da presença cénica. Entrelaça técnicas de circo contemporâneo, especialmente acrobacias de solo, pinos e outros equilíbrios, com os princípios desenvolvidos no training teatral, próprio do teatro de vanguarda do século XX (principalmente a prática da Via Negativa em Grotowski e os princípios da Antropologia Teatral de Eugénio Barba). 

Com foco na dilatação, expansão e união do par corpo/mente, o laboratório busca aproximar e expandir o mundo acrobático a performers com pouca ou muita experiência nesta linguagem. O objetivo fundamental é encontrar novos caminhos para ampliar o nosso horizonte na criação cénica: pôr em questão e desafiar os corpos cotidianos; aguçar a sensibilidade para identificar o involuntário e condicionado por medos essenciais; permitir o fortalecimento de um estado de flexibilidade, versatilidade e agilidade para o aqui e agora cénicos; fortalecer a nossa atenção e concentração para o trabalho criativo, a relação com o espaço e com os outros. 

A acrobacia tem sido uma prática relevante tanto em diferentes estilos teatrais, como na formação e no treino artístico, já demonstrado por mestres como Stanislavski, Meyerhold, Copeau, Lecoq, Brook, Grotowski ou Barba. Nas diversas pedagogias e métodos de criação, mostram como a prática acrobática afina o treino da presença cénica e dispõe uma série de instrumentos que complementam nosso repertório técnico dramático. Ao mesmo tempo, permite-nos observar o nosso interior, conhecer as nossas resistências e condicionamentos mais profundos, ou seja, confrontar-nos com os nossos próprios limites (físicos, mentais, emocionais). 

Progressivamente, este treino transforma-se numa forma de controlar energias aparentemente externas à nossa vontade (como por exemplo, trabalhar com direções opostas para absorver o impacto nas quedas e diversas maneiras de desafiar a lei da gravidade). São estas provocações muito específicas, além dos exercícios técnicos em si mesmos, que proporcionam confiança e nos permitem fortalecer a decisão e a determinação em cada uma de nossas ações físicas e vocais. Ao mesmo tempo, indagaremos na acrobacia dramática, explorando a possibilidade de conferir justificação, ação e intenção a diferentes técnicas circenses, para dilatar os nossos universos cénicos, tanto no teatro, como na dança ou no circo contemporâneo.

Biografia PEPA MACUA

INSCRIÇÕES